Autoconhecimento: 5 ferramentas de assessment para você se conhecer melhor. A quarta é grátis!

By | 2 de outubro de 2017

Eu já tinha ouvido falar desse negócio de DISC há alguns anos, me interessei, mas não fui a fundo. Daí uns anos atrás, conheci o PDA. O PDA, ou Personal Development Analysis, é um teste psicométrico muito fácil, que através de uma metodologia simples, justa e cientificamente comprovada, permite descrever e analisar o seu Perfil Comportamental. Outra ferramenta que conheci em seguida, foi o famoso DISC, uma ferramenta de avaliação criada pelo Dr. Walter Vernon Clarke, nos anos 70 e baseada nos estudos do perfil DISC desenvolvidos por William Moulton Marston, pesquisador da Universidade de Harvard, descritas no livro “As Emoções das Pessoas Normais”. Em seguida, fiz um treinamento do SOAR, mantido atualmente pela FCU (Florida Christian University), descobri o MTBI, do inglês Myers-Briggs Type Indicator, é um instrumento utilizado para identificar características e preferências pessoais – e mais recentemente, conheci o CIS ASSESSMENT, que inclui elementos do DISC, SOAR, MTBI e PDA, a ferramenta mais completa da atualidade.

PDA

O PDA, Personal Development Analysis, é realizado através da escolha de um grupo de palavras que você se define, outro grupo de palavras que você imagina que as pessoas de um determinado contexto esperam de ti, uma frase auto-declaratória para validar as informacões e em 10 a 20 minutos, um relatório completo com a descrição do teu comportamento naquele contexto, distribuído em 4 eixos: RISCO, EXTROVERSÃO, PACIÊNCIA e NORMAS, sendo os dois primeiros, focados em AÇÃO, e os dois últimos, mais PASSIVOS; RISCO e NORMAS, focados em TAREFAS, e EXTROVERSÃO e PACIÊNCIA, focados em PESSOAS. Segundo o PDA, cada pessoa possui um grau de cada um dos eixos, o que determina o perfil comportamental daquele momento (o perfil pode mudar durante a vida)



DISC

O DISC foi desenvolvido por Walter Clarke, é semelhante ao PDA, porém, com uma análise diferenciada das palavras e termos, distribuindo o resultado em 4 eixos: DOMINÂNCIA, INFLUENTE, ESTÁVEL e CONFORME.

SOAR

Estudos iniciados em 1982 na América do Norte por Jerry Hill, originaram o programa Heartwise Communications. Este programa permite uma análise detalhada dos pontos fortes pessoais, ajudando as pessoas a se conhecerem , e as empresas a conhecerem os seus colaboradores com uma maior profundidade , contribuindo para o reconhecimento e desenvolvimento adequado. A partir de 2003 , começou a ser usado pela Florida Christian University, em Orlando. Neste momento, o estudo foi introduzido em todos os programas fornecidos internacionalmente pela FCU. Depois de quatro anos de trabalho com SOAR, Dr. Anthony Portigliatti percebendo seu valor, fez uma oferta para adquirir o controle da Heartwise Communication e todos os direitos autorais envolvidos, e tornou-se seu presidente. O conhecimento adquirido pela utilização desta ferramenta e estudos feitos sobre ela, tornou possível a implementação de novas funcionalidades para o desenvolvimento humano, levando ao que ficou conhecido como SOAR. O idioma português foi incluído, tornando-se um sistema trilingue. Assim como O DISC e o PDA, é um teste comportamental baseado na escolha de palavras (porém, sem texto auto-declaratório), dividindo o resultado em 4 eixos: DOMINÂNCIA, EXTROVERSÃO, PACIENTE e ANALÍTICO.



Myers-Briggs® (MBTI®)

Na década de 20, a teoria do pai da psicologia analítica, Carl Gustav Jung chamou a atenção de Katherine Cook Briggs, que mais tarde participou da cocriação de um dos indicadores de personalidade mais populares atualmente, o MTBI. Briggs foi uma professora com um interesse gigante nos tipos de personalidade, tendo desenvolvido sua própria teoria de tipos, antes de conhecer os estudos de Jung. Junto com sua filha, Isabel Briggs Myers, desenvolveu uma forma conveniente de descrever a ordem de preferências Junganianas de cada pessoa. Uma das contribuições chaves de Jung foi o desenvolvimento do conceito de Introversão e Extroversão – ele teorizou que cada um de nós cai em, pelo menos, uma dessas duas categorias, seja focando no mundo interno (Introvertido) ou no mundo externo (Extrovertido). Esses termos são normalmente usados de uma forma diferente hoje em dia, com Extroversão sendo sinônimo de proeza social – porém, a definição Junganiana original foca no local de origem onde a pessoa tira sua energia. Nesse sentido, a Introversão não implica em timidez, e a Extroversão não necessariamente reflete ótimas habilidades sociais, mas energia intrínseca ou extrínseca.

Faça seu teste MTBI gratuitamente aqui -> www.16personalities.com/br

CIS ASSESSMENT

Criado pelo Psicanalista Deibson Alexandre da Silva, em parceria com o Prof. Dr. Paulo Vieira, unifica a teoria do MTBI e SOAR, usando conceitos base do PDA. A inovação do CIS ASSESSMENT é aliar a Teoria de Valores para melhor interpretação do perfil comportamental.