6 bilionários tem a mesma riqueza que 50% da população do Brasil

By | 3 de outubro de 2017
  • Estudo da Oxfam revela que os 5% mais ricos detêm mesma fatia de renda que outros 95%
  • Mulheres ganharão como homens só em 2047, e os negros como os brancos em 2089

Jorge Paulo Lemann (AB Inbev), Joseph Safra (Banco Safra), Marcel Hermmann Telles (AB Inbev), Carlos Alberto Sicupira (AB Inbev), Eduardo Saverin (Facebook) e Ermirio Pereira de Moraes (Grupo Votorantim) são as seis pessoas mais ricas do Brasil. Eles concentram, juntos, a mesma riqueza que os 100 milhões menos ricos do país. Estes seis bilionários, se gastassem um milhão de reais por dia, juntos, levariam 36 anos para esgotar o equivalente ao seu patrimônio. Foi o que revelou um estudo da Ofxam.

E se você conhecer a história do Jorge, do Marcel e do Carlos Sicupira, retratada no livro Sonho Grande, vai entender que eles conquistaram esse posto com muito trabalho. Aliás, cada um dos 6 teve seu mérito. O que você pode tirar de aprendizado disso, é aprender 7 dos comportamentos mais comuns entre as pessoas que conseguiram alcançar a liberdade financeira, segundo a Forbes:



Começar cedo

Você corre ao longo do dia respondendo a dúzias de e-mails e deixando outras pessoas definirem suas prioridades por você? Empreendedores bem-sucedidos, como Peter Shankman, fundador da base de dados para jornalistas HARO e da empresa de relações públicas The Geek Factory, são pessoas que acordam cedo. Shankman se levanta às 4h30 todas as manhãs para ter tempo de fazer exercício antes de fazer networking e construir relacionamentos – tudo isso antes que seus concorrentes tomem o primeiro gole de café.

Aprender constantemente

Manter-se atualizado com o seu segmento é importante para empreendedores milionários, assim como expandir regularmente sua mentalidade e seu ponto de vista. Russell Sarder, que comanda a multimilionária NetCom Learning, reserva algum tempo para a leitura todos os dias. Mesmo durante a semana, ele lê uma ou duas horas diariamente. Por aprender consistentemente, ele é capaz de trazer novos insights para seu trabalho que ajudam a definir seus negócios.

Preparar um orçamento e se atentar a ele

Por mais desanimador que isso possa soar, fazer orçamentos tanto para seu negócio quanto para a sua vida pessoal é essencial para se tornar um milionário. No livro “O Milionário Mora ao Lado”, os autores Thomas Stanley e William Danko descobriram que pessoas com muito dinheiro que construíram suas fortunas por conta própria tendem a monitorar cuidadosamente suas contas bancárias. Não importa quão ricos eles se tornaram, esse comportamento não muda – e é por isso que eles permanecem ricos.

Não ter medo de trabalhar

A razão para fórmulas do tipo “fique rico rápido” serem tão populares é que é muito atraente conseguir qualquer coisa com pouco esforço. Não para empreendedores milionários. Gary Vaynerchuk, empreendedor norte-americano que foi quatro vezes reconhecido como melhor autor de best-sellers pelo “New York Times”, deixa isso muito claro em seu hilário discurso sobre o foco das pessoas no “lucro passivo”. Ele aponta que ninguém se torna verdadeiramente rico sem trabalho duro.



Estabelecer objetivos claros

Empreendedores milionários sabem exatamente pelo que estão trabalhando. Eles têm cronogramas claros ligados aos seus sonhos- sabem o que querem fazer nas próximas quatro semanas, nos próximos seis meses e nos próximos cinco anos. Estudos mostram que escrever seus objetivos, criar passos de ação claros e compartilhar as metas com seus apoiadores são atitudes que fazem os objetivos 78% mais prováveis de serem alcançados do que simplesmente pensar sobre eles.

Estar disposto a falhar

Ter medo de falhar impede as pessoas de se tornarem milionárias. Empreendedores bem-sucedidos não têm medo de sair de suas zonas de conforto e assumir novos riscos porque percebem que a falha é um processo de aprendizado – não um julgamento final. O empreendedor milionário Farrah Gray discutiu a importância de despersonalizar as falhas em uma entrevista à publicação “Black Enterprise”.

Tirar um tempo para descansar

Parar é difícil para qualquer empreendedor, mas muitos milionários perceberam a importância deste ato. Arianna Huffington, co-fundadora do “Huffington Post”, admite desejar que fosse possível voltar no tempo e dizer à sua versão mais jovem que sua performance iria realmente melhorar se ela se comprometesse a desconectar, recarregar e se renovar periodicamente. Investir um tempo para relaxar permite que novas ideias criativas venham à tona, o que ajuda a aumentar a riqueza.

Curtiu? Continue lendo mais no Riqueza Sem Limites